Logos

A Fundação Raízen

Energia que ativa o presente, para o futuro de todos.

A Fundação Raízen é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 20 anos atua na educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tem como sua principal mantenedora a Raízen - joint venture entre a Shell e a Cosan, empresa integrada de energia de origem brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis, geração de energia renovável e lubrificantes.
Em conjunto com uma rede de parceiros, a Fundação Raízen tem como propósito o desenvolvimento de crianças e adolescentes, impulsionando autonomia, protagonismo e cidadania, por meio de programas que oferecem educação de qualidade e estimulam habilidades socioemocionais.

Programa Ativa Comunidade Escolar

Em parceria com o Fundo Socioambiental do BNDES, a Fundação Raízen realizará o Programa Ativa Comunidade Escolar, uma nova tecnologia social que beneficiará a jornada formativa de professores da rede pública educação em 90 (noventa) municípios, entre 2024 e 2027.
A atuação será em conjunto com redes municipais e/ou estaduais de Educação, ofertando formação em educação socioemocional para gestores escolares, professores e comunidades escolares, promovendo a melhoria da jornada de alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas.
Dos 90 (noventa) municípios contemplados ao longo de todo o Programa Ativa Comunidade Escolar, 45 (quarenta e cinco) serão indicados pela Fundação Raízen – com base na lista de territórios com a presença operacional da Raízen – e outros 45 serão selecionados por editais de ampla divulgação.